DICAS SOBRE O PERCURSO DA MARATONA DE FOZ DO IGUAÇU

A maratona internacional de foz é considerada uma das mais difíceis do Brasil. A diferença de temperatura entre a largada e a chegada e a altimetria são os maiores desafios. A largada acontece em uma da 7 maravilhas da engenharia e a chegada é em uma das 7 maravilhas da natureza. Como já fiz o percurso dezenas de vezes, treinei muito lá, e conheço muito a cidade de Foz, vou dar uma dica para os que querem se preparar melhor para apreciar as maravilhas da Maratona mais linda do mundo.

Vale lembrar que o percurso mudou no ano passado, então quem correu a maratona até 2011, vai verificar a mudança, porém ela acontece logo no início. Antes o percurso dentro da Itaipu não chegava a 2 km, hoje é de cerca de 5 km. Esse trecho corresponde ao retorno na JK, marginal BR-277 e av. Paraná que não acontece mais. Agora, após o viaduto da BR-277, os corredores seguem diretamente pela JK.

A largada é dada em frente ao mirante do vertedouro. Depois temos uma descida leve e logo após uma subida leve. A primeira subida mais forte do percurso é logo após atravessarmos a barreira da Itaipu e entrarmos na av. Tancredo Neves (aprox. km 7). O percurso segue com pequenas subidas e descidas até o km 11 – aqui há uma descida mais forte. Após essa descida, passamos sob o viaduto da BR-277 e entramos na av. JK (só muda de nome). O trecho da JK é o mais tranquilo da maratona – aproximadamente 3 km praticamente planos e com muitas árvores. Logo após o Terminal Urbano, na Av. República Argentina, viramos à esquerda e 30 metros depois à direita para pegarmos a av. Brasil, descida forte e subida forte no km 17. subida muito forte, porém curta, região central de Foz.

Após a subida forte da av. Brasil viramos à direita e temos um descanso na av. Jorge Shmmelpfeng, descida forte até a virada na av. das Cataratas – supermercado Muffato. Aqui é o pior trecho da maratona na minha opinião, a subida da av. das Cataratas, quase 2 km de subida com aclive de aproximadamente 60 m. O grande problema dessa subida é que não parece ser uma subida forte, tome cuidado, não force no início, ela vai lhe minando aos poucos. É o primeiro trecho em que encontramos pessoas caminhando. Alguns quebram aqui.

Chegamos à metade da maratona – ponto de passagem do revezamento – em frente ao hotel Mabu. Após o Mabu, temos um trecho tranquilo, passamos pelo trevo da Argentina e seguimos em frente. Depois do Acquamania, aprox. km 26, temos uma forte descida seguida de forte subida, entre as duas o rio Tamanduá, nesse trecho também é muito comum ver pessoas caminhando, subida de quase 1 km e 40 m de aclive. A próxima subida forte é a do aeroporto, quase chegando no portão do parque nacional.

MARATONA FOZ BARREIRA1

Entramos no Parque Nacional do Iguaçu no km 31. Até o km 34, temos subidas e descidas leves. Aqui temos uma descida forte, pouco mais de 500 m e declive de quase 20 metros. Até o km 37, o percurso se mantém praticamente plano, poucas e fracas subidas e descidas. Aproximadamente no km 39, temos a subida do hotel das Cataratas, cerca de 500 m e aclive de quase 20 m. Após o hotel, temos uma descida forte, cerca de 500 m e declive de 30 m. No último km, ainda temos uma subida forte, porém curta e a chegada é em descida, mas aí, você já não enxerga mais nada além da linha de chegada.

A maratona é muito bem organizada pelo SESC e não poderíamos ter local melhor para a chegada.

Espero ter ajudado um pouco e qualquer dúvida ou comentário, é só pedir ou comentar.

 

Anúncios

9 comentários em “DICAS SOBRE O PERCURSO DA MARATONA DE FOZ DO IGUAÇU

  1. Perfeito,,,obrigado pelas dicas..é isso mesmo partes fortes de subidas seguidas por forte descidas… quando entramos no Parque Nacional a corrida muda..o ritmo muda…é preciso muita concentração e vontade de chegar….:)

  2. Super esclarecedor…fiquei feliz em saber que na pior parte do trecho estarei finalizando (Hotel Mabu) e passando a peteca para minha dupla de revezamento…rsrs obrigada!

  3. Obrigado pelas informações. Estava preocupado por não saber detalhes da altimetria (embora já tenha ido para Foz diversas vezes, mas nunca competindo uma maratona…). Valeu e força pra gente que vai cometer essa “loucura” de correr os 42 km 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s